A Igreja Católica Ortodoxa Missionária é profundamente bíblica e patrística. Sua profissão de fé fundamental é o Credo Niceno-Constantinopolitano, que foi universalmente promulgado durante o Segundo Concílio Ecumênico (381 AD). É uma síntese, sumário essencial das verdades salvíficas do Cristianismo, proclamando em forma doxológica o mistério do amor e ação de Deus pelo gênero humano.
O Credo
Niceno contém os critérios da fé cristã e é considerado um guia para o
entendimento da Bíblia. Este Credo é uma declaração autorizada e oficial de fé e
o critério infalível da verdadeira Ortodoxia. Proclama um só Deus em três
Pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo; a Igreja una, Santa, Católica e
Apostólica; um só Batismo para a remissão dos pecados; a Ressurreição dos
mortos; e a vida eterna. Nós conhecemos Deus em Trindade através de Suas
energias e Seu proceder para conosco na história sagrada, primeiro através do
povo judeu e finalmente em Seu Filho Jesus Cristo e Seu Corpo Místico, a Igreja.
A Igreja
Cristã foi fundada sobre a fé dos Santos Apóstolos e é conduzida e santificada
pelo Espírito Santo por todo o sempre. É o “Corpo de Cristo,” a comunidade do
fiel povo de Deus. É o local histórico do Reino de Deus instaurado que
encontrará seu cumprimento definitivo em Deus no final dos tempos.
A Revelação de Deus tornou-se plenamente conhecida em Jesus Cristo e está confirmada pelo Espírito Santo em nossa regra de fé. Em Jesus Cristo nós temos “a revelação do mistério que foi ocultado durante muitas gerações, mas está agora revelado e, por meio dos escritos proféticos, tornou-se conhecido a todas as nações” (Romanos 16:25-26). São Santos aqueles que estiveram associados a Cristo durante Sua vida, ou mistica e sacramentalmente unidos com Ele depois. Primeiramente entre os Santos está a Virgem Maria, também conhecida pelo título doutrinal “Theotokos” – Mãe de Deus. O evento total de Cristo, que é a Encarnação, Ministério terreno, Morte, Ressurreição e Ascenção em Glória, é um acontecimento histórico que une a eternidade e a criação. Esta compreensão de realismo bíblico é percebida no bem elaborado e altamente simbólico culto da Igreja Ortodoxa. A Páscoa é a “Festa das Festas,” repetida anualmente e semanalmente no culto dominical. A Igreja celebra e toma parte no evento da Ressurreição do Senhor em cada Divina Liturgia. Todo momento particular da vida e ministério de Cristo é visto à Luz da Ressurreição.
A Revelação de Deus tornou-se plenamente conhecida em Jesus Cristo e está confirmada pelo Espírito Santo em nossa regra de fé. Em Jesus Cristo nós temos “a revelação do mistério que foi ocultado durante muitas gerações, mas está agora revelado e, por meio dos escritos proféticos, tornou-se conhecido a todas as nações” (Romanos 16:25-26). São Santos aqueles que estiveram associados a Cristo durante Sua vida, ou mistica e sacramentalmente unidos com Ele depois. Primeiramente entre os Santos está a Virgem Maria, também conhecida pelo título doutrinal “Theotokos” – Mãe de Deus. O evento total de Cristo, que é a Encarnação, Ministério terreno, Morte, Ressurreição e Ascenção em Glória, é um acontecimento histórico que une a eternidade e a criação. Esta compreensão de realismo bíblico é percebida no bem elaborado e altamente simbólico culto da Igreja Ortodoxa. A Páscoa é a “Festa das Festas,” repetida anualmente e semanalmente no culto dominical. A Igreja celebra e toma parte no evento da Ressurreição do Senhor em cada Divina Liturgia. Todo momento particular da vida e ministério de Cristo é visto à Luz da Ressurreição.
Cada parte
do culto da Igreja está intimamente relacionado com a Proclamação e participação
neste acontecimento salvífico. Cada aspecto de liturgia e prece é compreendida
como um esforço com vistas à bela expressão desta realidade. Todos os sentidos
são empregados num culto ortodoxo. Todos os meios apropriados são utilizados
para revelar em termos humanos o mistério do amor de Deus por nós.
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